Av. Governador Chagas Rodrigues, 843
Salas 04, 05 e 06 - Parnaíba/Piauí

(86) 99929-5331 - Tel. (86) 3321-1490

Integralle Clínica Odontologica em Parnaiba Pi

Próteses Dentárias

O que são as próteses dentárias?

Especialidade que proporciona, por meio de reabilitação bucal, a reconstrução e reposição de elementos dentários danificados ou perdidos, devolvendo ao paciente a capacidade de mastigar, falar e sorrir. A ausência de dentes pode causar problemas de dores articulares e movimentação dentária, gerando a má oclusão, dificuldade de mastigação dos alimentos, assim como problemas estéticos e fonéticos, prejudicando, deste modo, a saúde e a qualidade de vida. Há diferentes alternativas para reabilitação oral: próteses fixas, próteses removíveis e próteses sobre implantes.

 

Quantos tipos de prótese existem?

Prótese total

A reabilitação oral com uso de prótese total é realizada nos casos em que o paciente possui a ausência total dos dentes, presença de poucos elementos dentários com comprometimento onde se torna inviável sua utilização como apoio a uma prótese dental fixa ou removível ou ainda quando é contraindicada a colocação de implantes dentários.

Realiza-se todo o cuidado na confecção, dentro das possibilidades de cada caso, para que a prótese total fique o mais adaptada possível, procedendo-se a todo um trabalho de personalização e individualização artesanal das peças, cor dos dentes, formato e posição dos mesmos, características gengivais, de modo que se confira aspecto natural e compatível com  as características e preferências do paciente.

 

Prótese Removível

Indicada para pacientes que sofreram algumas perdas dentárias e os dentes remanescentes possuem uma boa estrutura para suportar as forças mastigatórias, assim como o encaixe da prótese parcial removível. Esta prótese dental é composta por uma estrutura metálica que confere resistência, apoio e suporte necessários para a reposição dos dentes ausentes. Ela é de fácil inserção, devendo ser removida para higienização dos dentes e da peça. É uma prótese bastante usada e bem aceita pelos pacientes, no entanto apresenta a desvantagem de ser menos estética em virtude da presença do metal indispensável para sua retenção e estabilidade.

 

Prótese fixa

As próteses dentárias fixas são realizadas a partir de um dente bastante quebrado e comprometido ou fazem uso de dentes vizinhos do dente ausente como apoio para a reabilitação, no entanto para obtenção de bons resultados, os dentes chamados de “pilares” (apoio) devem apresentar saúde periodontal, isto é gengiva e tecidos de suporte do dente sem inflamação.

Existem próteses fixas unitárias (chamadas de coroas) e próteses fixas com vários elementos (chamadas também “ponte fixa”). A prótese fixa unitária utiliza parte existente do elemento dentário para iniciar a reconstrução do dente e, dependendo do comprometimento dentário, pode-se fazer uso de pinos intrarradiculares (fixados no interior do canal do dente) que servem de apoio para a coroa cerâmica que será confeccionada posteriormente. Nos casos em que o dente ainda possui bastante estrutura, realiza-se apenas um preparo (desgaste), conferindo ao remanescente dentário forma para abrigar o encaixe da futura coroa de porcelana. A prótese é fixada com um cimento definitivo e fica permanente na boca do paciente, desde que se façam as devidas manutenções preventivas.

 

Coroas metalfree

As coroas e pontes eram tradicionalmente feitas em metalocerâmica, nas quais uma infraestrutura metálica é confeccionada com intuito de oferecer resistência e em seguida é recoberta com uma cerâmica de cobertura dando a estética necessária. Estas coroas e pontes funcionam bem, entretanto essas estruturas metálicas tendem a acinzentar o resultado final das próteses, podem pigmentar com manchas escuras e definitivas as gengivas em contato com o metal,  necessitam de substituição quando a gengiva retrai  e expõe a borda acinzentada da prótese. Felizmente, atualmente contamos com materiais que simulam as mesmas cores dos dentes e servem como estrutura rígida para evitar a fratura da porcelana, substituindo o metal. A alumina e zircônia foram os primeiros materiais introduzidos, e ainda hoje são amplamente utilizados para situações específicas.

Nos últimos anos novas técnicas e novas porcelanas revolucionaram a forma como fazemos as próteses dentárias fixas ao eliminar a necessidade das estruturas internas que conferem maior resistência às porcelanas. A evolução foi o desenvolvimento de porcelanas com resistência suficiente para resistir às forças elevadas de compressão e cisalhamento. Exceto para casos severos de bruxismo, as novas porcelanas – também chamadas de porcelanas puras– podem ser utilizadas para os casos com altíssima necessidade estética, principalmente para os tratamentos anteriores. As novas porcelanas para próteses fixas são também utilizadas nos tratamentos de transformação estética com lâminas e facetas em porcelana, transformando-se em um material único que atende a todas às necessidades de estéticas e de resistência, constituindo assim um novo patamar em tratamentos dentários com alta exigência estética.

 

Prótese sobre implante

Atualmente, com o advento do implante dentário, os pacientes vem optando cada vez menos por próteses dentárias removíveis ou próteses dentais fixas de vários elementos. A Implantodontia possibillita a realização desde reabilitações unitárias a grandes reabilitações totais fixas ou removíveis.

O paciente pode estar envolvido em três situações quando o dentista indica um implante dentário. Pode ter perdido apenas um dente e necessitar de apenas um implante, ter perdido dois ou mais dentes e necessitar de dois ou mais implantes ou ainda ter a ausência total de seus dentes.

Quando o paciente perdeu todos os dentes de uma arcada pode-se realizar a instalação de implantes dentários para substituir dentaduras e próteses dentárias parciais removíveis. Nesses casos existem duas possibilidades: a primeira delas chama-se Overdenture que é prótese total (dentadura) que usa o apoio de implantes para melhorar a sua fixação e evitam a saída da prótese, no entanto ainda permitem alguma movimentação na boca, isto é o paciente consegue remover a prótese com facilidade sempre que necessário ou para higiene oral. Uma Overdenture normalmente fica mais estável do que uma dentadura comum, porém a única prótese que não apresenta movimentação em boca é exatamente a segunda possibilidade: a Prótese Fixa parafusada diretamente sobre os implantes, também conhecida como prótese protocolo. Esses tratamentos devolvem segurança, estética e rigidez para a mastigação do paciente, solucionando os problemas como dor e instabilidade dessas próteses durante a mastigação e fala.

 

Que cuidados devemos ter com a prótese?

Após a instalação da prótese deve-se ingerir somente alimentos macios (primeiros dias); com o passar do tempo pode-se ingerir alimentos sólidos desde que os mastigue vagarosa e uniformemente, a fim de controlar a dentadura e a pressão das gengivas ao morder;

Limpar a prótese após as refeições utilizando uma escova própria para próteses, cuja característica é a presença de cerdas de dois comprimentos;

Existe uma linha de produtos efervescentes para higienização química das próteses cuja utilização, no entanto, não substitui a higienização com pasta e escova;

 

Quando é que a prótese deve ser substituída?

As próteses totais devem ser substituídas ao fim de 5 anos. Durante esse tempo, o paciente deve recorrer ao seu dentista para que sejam efetuados controles periódicos às gengivas e sejam verificados os ajustes oclusais. O mesmo deve ocorrer com as próteses móveis que devem ser vistas a cada 4 meses. No caso das fixas, com uma boa manutenção, pode-se manter uma vida inteira.

Agende uma consulta!

Deixe seu nome e telefone e  retornaremos para você.

Dúvidas? Fale conosco.

Enviando formulário…

Houve um erro.

Formulário recebido.

consultório dentário em Parnaiba Pi
consultório dentário em Parnaiba Pi

Resp. téc.:

Dra. Marcela Bitencourt  CRO/PI- 1925

Av. Governador Chagas Rodrigues, 843  Salas 04, 05 e 06 - Parnaíba/Piauí

Tel. (86) 3321-1490

(86) 99929-5331

Integralle Clínica Odontologica em Parnaiba Pi

(86) 99929-5331
Tel. (86) 3321-1490

Integralle Clínica Odontologica em Parnaiba Pi

consultório dentário em Parnaiba Pi
consultório dentário em Parnaiba Pi
Integralle Clínica Odontologica em Parnaiba Pi

consultório dentário em Parnaiba Pi