Periodontia

Especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso). Além disso, engloba procedimentos cirúrgicos para a resolução de problemas estéticos nas gengivais como: retrações gengivais, excesso de gengiva, sorriso gengival, excesso de melanina na gengiva, entre outros.

O que é Doença Periodontal?

É uma doença que pode ocorrer silenciosamente causando infecção nos tecidos que suportam e protegem os dentes (gengiva, osso alveolar e do ligamento periodontal).

É uma das principais causas de perda dentária em adultos. Ela é causada pelo acúmulo de placa bacteriana (ou biofilme dental) ao redor dos dentes, entretanto, outros fatores como os citados a seguir também podem afetar a saúde gengival: fumo, estresse, diabetes, medicamentos, genética, gravidez, bruxismo, doenças sistêmicas, etc.

Resumidamente a doença periodontal se classifica em Gengivite e Periodontite.

Gengivite: é uma inflamação que está relacionada e restrita apenas na gengiva, causada pelo acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes e tecidos (bochechas, língua e a gengiva). Quando ocorre ao redor dos implantes chama-se de mucosite peri-implantar.

Periodontite: é o agravamento do que seria a gengivite. Neste caso a inflamação afeta o periodonto de sustentação (osso alveolar e ligamentos periodontais) levando o dente a perder a estabilidade, sustentação. Quando esta patologia acomete os implantes é chamada de peri-implantite.

Como podemos identificar a presença da Doença Periodontal? Os principais sinais são verificados na gengiva:

• Sangramento durante a escovação ou uso do fio dental
  • Aspecto inchado e brilhante
  • Cor mais avermelhada
  • Presença de pús
  • Alteração do seu formato e contorno irregular
  • Mobilidade dentária
  • Mau hálito
  • Presença de tártaro ao redor dos dentes ou dos implantes

Complicações causadas pela placa bacteriana

Tratamento:

O tratamento dependerá do tipo e do estágio que se encontra a doença periodontal.

As opções de tratamento incluem:

Raspagem para remover o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva e alisamento para suavizar as irregularidades nas raízes dos dentes, dificultando assim a aderência da placa bacteriana.

Cirurgia periodontal, quando as opções anteriores (raspagem e alisamento) não deram resultado satisfatório. Normalmente ocorre em casos de bolsas periodontais profundas.

Terapia periodontal de suporte (manutenção):

A manutenção é um programa contínuo desenvolvido para prevenir recorrência de doenças periodontais em pacientes que se submeteram ao tratamento periodontal. Esta fase avançada do tratamento irá permitir ao periodontista avaliar sua saúde bucal e certificar-se que seu periodonto permanece saudável. Nos casos mais avançados, recomenda-se uma periodicidade de 3/3 meses e de 4/6 meses para a maioria das pessoas.

Prevenção:

Para ajudar a proteger contra a doença periodontal, é fundamental prevenir a formação da placa.

Lembre-se de fazer visitas regulares ao cirurgião-dentista, além de uma higienização oral correta (escovar os dentes e usar o fio dental diariamente).

Cirurgias Plásticas Gengivais

Uma gengiva perfeita é importante para o alcance da saúde, da função e principalmente da estética do sorriso. Assim como o cabelo é considerado a moldura do rosto, a gengiva é a moldura dos dentes, e sua ausência ou excesso podem causar uma desarmonia visual importante, comprometendo a estética do sorriso. Existem diversas técnicas de cirurgia plástica gengival, que são aplicadas de acordo com a necessidade do caso e a indicação. Alguns exemplos de procedimentos plásticos gengivais são:

Gengivoplastia:

É um procedimento simples para remoção do tecido gengival em excesso ou para melhorar o contorno gengival.

É o tipo de cirurgia indicada para a correção do SORRISO GENGIVAL (quando paciente mostra uma grande faixa de gengiva ao sorrir). Outra indicação é para pacientes que utilizaram aparelho ortodôntico durante muito tempo, e com isso a gengiva apresenta um crescimento atípico. A cirurgia é realizada com anestesia local e a cicatrização ocorre entre 7 e 14 dias.

O crescimento gengival pode ser causado por medicamentos como anti-hipertensivos à base de alodipina, anticonvulsivantes à base de hidantoína, aparelho fixo associado à má escovação e outros motivos desconhecidos.

Aumento de coroa clínica:

Para se restabelecer a normalidade dos tecidos de suporte (espaço biológico), após uma fratura do dente ou em casos de lesão de cárie muito profunda (abaixo do tecido gengival), é necessária uma cirurgia para remoção de parte da crista óssea, além da remoção de parte da gengiva.

O objetivo é expor mais a coroa clínica, para uma adequada confecção da restauração ou da prótese.

Enxerto gengival:

O procedimento indicado, principalmente, em casos de recessão gengival.

As causas de uma recessão gengival podem ser: por escovação inadequada (tanto negligente, quanto excessiva); trauma oclusal (forças excessivas sobre o dente causadas por má posição dentária ou por restaurações altas); restaurações desadaptadas na região gengival; posição alta dos freios labiais e lingual; movimentos ortodônticos realizados de maneira incorreta; dentes apinhados; pouca espessura do osso que recobre a raiz.

Quando há recessão gengival a raiz do dente fica exposta causando com frequência hipersensibilidade e comprometendo a estética do sorriso. A cirurgia realizada para recobrimento desta raiz é o enxerto gengival retirado, principalmente, do palato (céu da boca).

Regiões de implantes também podem necessitar de enxertos gengivais para uma melhor proteção mecânica ao redor dos implantes, facilitando a escovação da área - aumentando a longevidade do tratamento.

Peeling Gengival ou Melanoplastia:

Algumas pessoas, principalmente aquelas que possuem descendência negra e asiática, apresentam manchas escuras na gengiva, que resultam da produção de melanina por algumas células gengivais.

Essa pigmentação pode incomodar esteticamente, por deixar o sorriso escurecido.

Existe um tratamento relativamente simples para essas manchas, que gera um resultado estético bastante satisfatório: o peeling gengival. Este procedimento se dá por meio de dermoabrasão dos tecidos pigmentados, para remover o pigmento marrom presente nas gengivas. Após a remoção, o tecido remanescente vai formar um novo epitélio gengival, rosado e sem melanina. O resultado é rápido, e em poucos dias após o peeling gengival é possível observar uma significativa mudança na estética do sorriso do paciente.

O peeling gengival dura cerca de três a quatro anos, necessitando de retoques após esse período. Com os retoques, é possível manter as gengivas rosadas por muitos anos. As chances que o problema volte a aparecer são grandes, porém as manchas na gengiva retornam com um menor tamanho.

Sob correta indicação e realização, cada uma dessas técnicas traz resultados previsíveis, bem fundamentados na literatura científica. Seus resultados clínicos representam um passo muito importante para o alcance da saúde, da função e principalmente da estética do sorriso.

Deixe seu nome e telefone e  retornaremos para você.

Dúvidas? Fale conosco.

Enviando formulário…